Dermatofitoses são micoses superficiais

Dermatofitoses são micoses superficiais. São causadas por fungos incluídos em três gêneros: Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Podem acometer cães, gatos, ruminantes, equinos, coelhos, diversos animais e inclusive o ser humano! Sendo assim uma zoonose!

Transmissão

Estes fungos são transmitidos através de contato direto com animais portadores sem sintomas ou doentes, objetos contaminados, solo contaminado…depende do tipo de fungo. Acomete principalmente animais jovens, mas adultos também podem ter! Os inunocomprometidos ou sobre estresse fisiológico (doentes, gestantes, idosos debilitados), bem como algumas raças de cães (yorkshire) e gatos (persas) são mais predispostos.

O fungo se alimenta de queratina presente em pelos, unha e camada mais superficial da pele, aonde os sinais vão se instalar. O diagnóstico se dá pelo histórico, exames de triagem (incluindo micologia pela lâmpada de wood).

Diagnóstico

Mas o diagnóstico definitivo é somente com o cultivo fúngico! O tratamento tem diferentes frentes de abordagem! Se voltar para uma possível doença de base, manejo tópico da lesão, às vezes, antifúngico sistêmico e principalmente trabalhar para descontaminação do ambiente! Além de verificar os animais que convivem com o pet doente! Sempre, sempre procure seu veterinário! De preferência um dermatólogo quando o assunto for lesão de pele!

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>