Arquivo mensais:março 2017

Hipersensibilidade alimentar (HA) ou dermatite trofoalérgica

A hipersensibilidade alimentar (HA), ou dermatite trofoalérgica, é a terceira dermatopatia alérgica mais frequente em cães.

O animal com HA apresenta uma reação alérgica as habituais fontes proteicas e de carboidratos encontrados na alimentação.

Hipersensibilidadealimentar

As manifestações da hipersensibilidade podem determinar alterações nos diversos sistemas orgânicos do animal (gastroentérico, respiratório, tegumentar…), mas são os quadros dermatológicos de prurido (coceira) intensa na ausência de lesões, primariamente, é quem faz os tutores buscarem atendimento clínico veterinário.

Geralmente os sinais iniciam no paciente ainda filhote, mas a faixa etária para enquadra animais de 6 meses a 8 anos, normalmente.

O diagnóstico em um histórico clínico detalhado, bem como em eliminar lesões secundárias, controlar coceira, dieta de eliminação (exclusão com alimentos hipoalérgicos hidrolisados prescritos apenas por médico veterinário, de preferência especializado em dermatologia veterinária; ou uso de fonte nova de proteína atrelado a manejo com dieta caseira prescrita por profissional e posterior dieta de reexposição.

DermatoVet (Dra Mariana Tebaldi) – Jardim Aquarius: (12)3922-2343

ectoparasitas

Ectoparasitas mais comuns em cães e gatos

Os ectoparasitas mais comuns em cães e gatos são as pulgas e os carrapatos e eles são os responsáveis pela dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE), sendo está a segunda causa mais comum de alergias em cães (14% dos alergopatas; sendo 80% correspondem a atópicos e 6% alérgicos a componentes alimentares).

Na DAPE ocorre uma reação de hipersensibilidade aos componentes da saliva dos ectoparasitas, provocando coceira intensa como sintoma inicial. Como lesões secundárias a coceira podemos observar áreas de falha de pelo, pelos quebradiços, secos, descamação, vermelhidão e posterior pigmentação enegrecida da pele, espessamento da pele e até mesmo infecção bacteriana nos locais acometidos.

ectoparasitas

As lesões tendem a iniciar nos locais preferenciais por esses parasitas: base de cauda e região lombar dorsal, seguidas de virilha, coxas e abdômen, podendo se estender para cervical e outras regiões do corpo.

Tratamento

O tratamento consiste em controlar a infestação de pulgas e carrapatos no animal e, principalmente, concomitantemente no ambiente. Bem como tratar as lesões secundárias com medicações especificas determinadas pelo veterinário! Sempre procure o veterinário! A prescrição de antipulgas e carrapatos deve ser feita por um medico veterinário, existem raças sensíveis a certas medicações, bem como a idade e o estado de saúde do animal determinam a melhor escolha para ele!

DermatoVet (Dra Mariana Tebaldi) – Jardim Aquarius: (12)3922-2343