Post destacado
limpeza ouvido pet

Como fazer limpeza otológica no seu pet

Assista o tutorial no @veterinariasjc (Instagram)! E SEMPRE consulte seu veterinário para escolha do melhor produto e adequar a ideal frequência para seu pet!

Nem todos animais precisam que este manejo seja feito regularmente, pois fatores de raças, alterações dermatológicas e ambiente em que vivem, rotina de banho também influenciam quanto a sua necessidade!

limpeza ouvido pet
Vídeo explicando o procedimento de limpeza otológica no seu pet esta no instagram @veterinariasjc

Para animais que precisam limpar regularmente, mas não tem nenhuma doença em ouvido ou são mais sensíveis a produtos (perfumes, shampoo) encorajo tutores levarem em seu kit banho ao petshop ou usarem em casa limpadores auriculares de ph fisiológico, tais como: Dermogen Oto (da Agener União/Equilíbrio), Phisio Anti Odor (virbac), Limp & Trat (ouro fino), esses produtos devem ter orientação de como usar, e e nesse caso só o veterinário poderá instruí-lo para o uso correto, caso haja necessidade.

Como identificar o stress em seu cãozinho

Não é novidade que o estresse é a doença do mundo moderno, não é? Mas esse problema está acontecendo cada vez mais entre os cachorros causando muito incômodo neles. Alguns sinais podem te ajudar a descobrir se seu cão está passando por essa situação. Vale ter muita atenção em cada um dos sinais já que o estresse pode desencadear um problema maior e influenciar no bem-estar diário.

stress cao

1. Hiperatividade
É muito comum esse sintoma em animais que estejam estressados, uma vez q eles se tornam incapazes de estar tranquilos e podem demonstrar isso mordendo móveis ou outros objetos da casa.

2. Movimentos repetidos obsessivos
As estereotipias, como são conhecidos, são movimentos desnecessários como correr atrás do próprio rabo ou morder qualquer parte do seu corpo. Atenção: esse só se caracteriza se seu bichinho faz algo por horas e demonstra estar confuso.

3. Reações exageradas
Cachorros que se lambem ou latem em excesso, mesmo para as pessoas c/ quem tem convívio diário mostram assim estar estressados. Muita atenção, porque se lamber em excesso pode desencadear uma dermatite.

4. Falta de atenção
Os cachorros q estão estressados têm dificuldade para se concentrar, prestar atenção e seguir ordens de obediência.Isso significa que o cão está com energia acumulada, ou seja, está c/ uma rotina inadequada para o nível de energia dele.

5. Ficar ofegante em excesso
Em situações tranquilas seu cachorro está muito ofegante? Esse é um sinal claro que ele está tentando se livrar da tensão do estresse. Em algumas vezes ofegar pode ser acompanhado de sons de tristeza.

6. Perda de pelo
Esse é um sinal crônico do estresse. A perda do pelo é causada pelo sentimento físico pela situação que está sofrendo.O cachorro pode se lamber compulsivamente ou arrancar o pelo com os dentes. Contate o médico veterinário o mais rápido possível.

7. Rigidez muscular
A rigidez muscular é muito comum e um dos primeiros sinais de estresse que o cachorro apresenta. O bichinho começa a demonstrar a contração excessiva pela cauda, patas e dorso.
O melhor conselho e a forma mais fácil de acabar com o estresse é combater diretamente a causa. Antes de tomar qualquer atitude leve seu melhor amigo ao veterinário!

Fonte: santelaboratorio

O que é melhor para saúde do cão, ração ou comida?

Esta questão não tem uma resposta só, é relativo!Depende muito do animal, do tutor, do estilo de vida da família, onde vive…Se o animal tem alguma doença( seja ela alterações de rins, fígado, obesidade, problemas cardiológico etc.), como também alergias e restrições alimentares. Existem artigos científicos indicando as vantagens e desvantagens de ambos.

racao ou comida cao

Ração

O que vejo de mais importante, porém, é a alimentação balanceada, de qualidade e com acompanhamento veterinário.
Ou seja, uso de rações Premium, super premium escolhidas pela características fisiológicas(idade, raça e peso), uma dieta calculada e pensada para cada animal.

Alimentação natural

Na alimentação natural, podemos trabalhar a parte de suplementar nutracêuticos e uso de alimentos funcionais com mais facilidade que com emprego de uma ração, mas ambas tem ponto positivos que devem ser discutidos.
Sou favorável e indico as duas alimentações, desde que individualize as características de que o animal necessita. Escolhendo bem, vamos garantir qualidade nutricional e como consequência saúde e bem estar do animal.

queimadura termica 4

Caso Queimadura Térmica (Dra Mariana Tebaldi – Dermatovet SJC)

Caso clínico descrito nas fotos. Evolução do acidente de queimadura térmica por colchão de 60 dias entre primeira e atual foto. Hoje mantenho apenas hidratação da pele, fotoproteção e ômega 3.

queimadura termica 4

SOBRE QUEIMADURA:

Queimadura agressão à pele causada por calor excessivo ou produtos cáusticos. As mais comuns são resultados de exposição ao calor e a produtos químicos. Podem ser classificadas pelo mecanismo ou etiologia da lesão, profundidade e extensão da superfície corporal envolvida. Por mecanismo, são classificadas como térmicas, por radiação, elétricas ou químicas.

queimadura termica 2

A severidade delas pode ser determinada pela profundidade, tamanho, localização e a idade do paciente (DESANTI, 2005). Em medicina veterinária, queimaduras térmicas são relativamente comuns em animais internados em unidades de tratamento intensivo e durante cirurgias. No caso do uso de colchões térmicos e outros aquecedores, estes são aplicados em contato com a pele da superfície corporal em estado de circulação periférica reduzida (animais anestesiados ou hipotérmicos nos quais ocorre constrição vascular), predispondo a lesões com temperaturas e tempos de exposição que poderiam não causar alterações em condições normais.

queimadura termica 3

As injúrias causadas por queimaduras são extremamente complexas levando a comprometimento respiratório, cardiovascular, dermatológico e sistêmico, requerendo um conhecimento apropriado de fisiologia, endocrinologia, nutrição e sistema imunológico para dar aos pacientes um tratamento apropriado (TELLO, 2002). Caso clínico atendido por Dra Mariana Tebaldi na DERMATOVET São José dos Campos, SP.

queimadura termica 1

Texto do post fonte artigo- Case report: severe thermal burn injury in a dog (canis familiaris) por
Coutinho, MDC, et al. (link no Google). Imagens: arquivo pessoal (Mariana Tebaldi). Ilustrações: Google imagens (fontes citadas nas mesmas).

Câncer de próstata em cães e gatos – Novembro Azul

O novembro azul é um mês para conscientização das doenças que afetam a saúde do homem, com ênfase a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. O câncer, principalmente em seu estágio inicial é silencioso. Cães e gatos também podem ser acometidos destas doenças em próstata e testículo, sendo o diagnóstico precoce fundamental para uma boa resposta ao tratamento clínico/cirúrgico, radio/quimioterapia..

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), acredita que aproximadamente 4% dos cães acima dos 7 anos desenvolvem o câncer de próstata.

É uma doença com maior incidência em cães de grande porte, cujos sintomas tendem surgir nos animais idosos (etre 8 e 12 anos) e podem incluir: dificuldade em evacuar, fezes em fita, constipação , sangue na urina, incontinência urinária, perda de peso e complicações respiratórias.

Diferentemente do câncer de mama, cuja castração previne o câncer de mama, castrar o animal não significa que ele está livre de desenvolver o câncer, pois nem todos os tumores tem dependência dos hormônios sexuais. Mas os animais castrados apresentam menos complicações de próstata, sejam estas tumorais ou não, tais como a hiperplasia prostática.

novembro-azul-3

Prevenção

Visitas periódicas no veterinário e o toque retal também deve fazer parte da rotina do seu pet.
A Palpação retal auxilia no diagnóstico de abcessos prostáticos, cistos paraprostáticos/prostáticos, hiperplasia prostática benigna, metaplasia escamosa prostática, neoplasias prostáticas…Sempre realizado por veterinário e complementando-se os achados do exame físico a outras exames clínicos, tais como ultrassonografia, citologia aspirativa por agulha fina, biópsia/histopatológico, hemograma, urinálise, análise microbiologica do fluido prostático, sorologias…

Palpação de testículos é importante ainda em filhotes para verificação da presença dos dois testículos em seus sacos escrotais, palpação da simetria, tamanho e textura.

Problemas envolvendo os testículos de cães e gatos

O criptorquidismo é um defeito testicular congênito comum em cães e gatos e consiste em uma falha na descida do testículo até a bolsa escrotal, podendo ocorrer em ambos, mas é mais frequente ser unilateral. O testículo retido pode ficar localizado na cavidade abdominal, no canal inguinal, ou sob a pele. Já monorquidismo ou anorquidismo (existência de apenas um, ou ausência completa de testículos) são extremamente raros. Normalmente a migração ocorre até os 2 meses, mas devido à mobilidade e à dimensão reduzida o diagnóstico é, por vezes, adiado até aos 6 meses de idade, altura em que ocorre o encerramento do canal inguinal. Lembrar que animais com criptoquidismo, mono/anorquidismo não devem cruzar e ter filhotes, pois os mesmo podem apresentar as mesmas condições. Além disso, nos criptorquidas o testículo retido deve ser removido cirurgicamente após identificado sua localização por exames de imagem, uma vez que este pode ser um local para um possível câncer.

Além desta alteração testicular, a palpação também auxilia no diagnostico de orquites (inflamação testicular), neoplasias testiculares, atrofias… Não deixe de levar o seu machinho ao vet! Novembro azul PET! Orientar, cuidar e prevenir são formas de amar!

*imagem da internet

Planejamento a curto, médio e longo prazo nas Dermatopatias dos Pet

Antes e depois em um retorno, antes do término do esquema terapêutico proposto…Afinal, planejamento a curto, médio e longo prazo nas dermatopatias são fundamentais…bem como o acompanhamento periódico e adequação nos diferentes momentos do quadro clínico do paciente! Mas retornos assim são tão gratificante, porque não a nada melhor do que uma vida sem crises – principalmente sem crises de coceira.

veterinasjc

Como cortar as unhas de cães e gatos

Forma ideal de cortar as unhas dos seus Pets, o corte de unhas é coisa séria e pode levar complicações se feita de forma inadequada! Principalmente pode acarretar dor e sangramento se feito errado! Deve ser cortado só as pontinhas (só as pontinhas!!) para não atingir a veia e inervação! E com a angulação adequada para evitar que lasque ou quebre facilmente! Nem todos animais precisam cortar, visto que alguns já “lixam” e desgastam as unhas naturalmente em suas atividades. Procure um serviço de estética animal especializado ou seu Veterinário(a) de confiança para realizar o mesmo ou te orientar a melhor hora para cortar!

forma correta de cortas unhas caes

Diabetes Mellitus em cães e gatos

Diabetes Mellitus! Diagnóstico e tratamento sempre devem ser conduzidos por um veterinário! Quanto ao acompanhamento procure também um especialista (endocrinologista veterinário) para a conduzir o manejo desta doença! Hoje na veterinária já temos especialidades, assim como na medicina humana! Os profissionais especializados tem mais ferramentas e estão frequentemente se atualizando em sua área para melhor atender nossos animais!

 

diabetes em caes e gatos dermatovet

Dermatofitose em cães e gatos – Diagnostico, Tratamento, Prevenção e Contagio

A dermatofitose uma doença de pele que acomete animais e a causada geralmente é por fungos do tipo ceratinofílico; os climas quentes e úmidos propiciam. A transmissão desses fungos ocorre por contato direto com o pelo de animais contaminados, muitas vezes de gatos.

As lesões na pele causada por essa doença são conforme foto abaixo?

dermatofitose

Animal em tratamento

O fungo pode sobreviver na pele do animal por anos, sendo assim, caso o organismo não reaja a doença, pode ser difícil de ser erradicada.

Nos seres humanos, o fungo também causa uma lesão circular, com bordas mais escuras e com crostas. A lesões costuma ser avermelhada, coçar muito e, em infecções mais intensas, doer. As lesões em seres humanos são mais comumente encontradas nos braços.

Tratamento e Prevenção

A dermatofitose pode ser prevenida por vacina que deixa o organismo do animal mais eficiente no combate à infecção do fungo. Para fazer o tratamento da doença, é muito importante que seja feito um diagnóstico detalhado para isolar a espécie de fungo que infestou o animal. O diagnóstico é feito por cultura do tecido afetado para identificar os fungos além de biópsia e análise do tecido. Também é importante examinar se não há outras infecções envolvidas.

Os fungos que usualmente causam a dermatofitose em cães são o Microsporum canis, Microsporum gypseum e o Trichophyton mentagrophytes, sendo o primeiro o mais comum dentre os três.

O veterinário, depois de feito o diagnóstico, deve receitar fungicidas específicos. Os fungicidas podem ser por via tópica, através de banhos com sais ou oral, sendo que a via oral é para casos mais graves. Também é importante ministrar antibióticos e anti-inflamatórios para combater possíveis infecções secundárias.

Contagio

Antes e durante o tratamento, tome cuidado ao entrar em contato com o animal doente, pois a doença pode afetar os seres humanos e pode ser difícil erradica-la em pessoas também. Sempre tome cuidado com as zoonoses, doenças de animais que também podem afetar humanos, e siga as orientações do seu veterinário.

Piodermite – cao em tratamento – caso clinico

A piodermite cem cães acontece por uma superinfeção bacteriana da pele, normalmente quando a barreira protetora das camadas externas da pele é quebrada. Alguns fatores fisiológicos e anatómicos são sugeridos, consulte um dermatologista veterinário.

Caso de Dermato

 

Antes e depois (note que houve melhora do quadro com repilamento em tronco, porém o pelo e pele está mais pigmentado no local anteriormente acometido – hiperpigmentação pós inflamatória)

 

piodermite