Síndrome Respiratória do cão braquicefálico

Síndrome Respiratória do cão braquicefálico é caracterizada pela obstrução parcial das vias aéreas superiores devido a:

1)estenose das narinas,

2) prolongamento do palato mole,

3) aumento das tonsilas,

4) sáculos laríngeos evertidos,

5) estreitamento da glote,

6) hipoplasia de traquéia,

7) colapso de laringe e/ou

8) colapso de traquéia.

Há diferentes graus da síndrome envolvendo um ou um combinado destes sinais! Os animais acometidos tem dificuldade respiratória e que em momentos de estresse pela excitação, elevação da temperatura ambiente ou por exercício físico pode levar asfixia e colapso, um quadro de descompensação emergencial!

Diagnóstico

O diagnóstico se faz pela inspeção de narinas, radiográfica de tórax e traquéia, broncoscopia/laringoscopia/ endoscopia de vias aéreas…

braquicefalico

Tratamento

Há tratamento cirúrgico de algumas alterações da síndrome que devem ser realizado por veterinário especializado, nos mais: evitar momentos de estresse ambiental e que elevem a temperatura do animal (como exercícios extensos e em horários quentes do dia), manter uma boa condição corporal (evitar sobrepeso e obesidade nestes paciente é fundamental), dentre outros manejos e medidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>