Dermatite úmida aguda

DUA: Dermatite úmida aguda. É uma piodermite externa/superficial (infecção bacteriana da pele) de surgimento agudo, que leva intenso prurido (coçeira) e tem o aspecto “úmido” pelos pelos aderidos, secreção purulenta e eritema (vermelhidão). Temperatura elevada e umidade favorecem o aparecimento, principalmente em animais de pelo longo que tem acesso a chuva, piscina, rios…

Diagnóstico

O diagnóstico é muito direcionado pela história e exame citologico tegumentar. Sempre falo que é mais um sintoma que uma doença, pois sempre devemos excluir causas alérgicas (desde picadas de insetos, alergia ao alimento ou alergenos do ambiente ou infestação de pulgas), bem como erros no manejo. Estás condutas ajudam a reconhecer a causa base e prevenir novos quadros.

Tratamento

O tratamento é baseado em diminuir a inflamação e perpetuação da coçeira, limpeza da ferida, muitas vezes uso de colar protetor e antibiótico tópico e/ou sistêmico. O tratamento deve ser sempre orientado por um veterinário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>